sábado, 26 de novembro de 2016

Terceira (3º) Geração Modernista

Terceira Geração Modernista

Introdução
  
A terceira geração modernista, mais um marco para a literatura mundial e brasileira, onde foram lançadas novas ideias para o modernista, iniciando a terceira geração, veremos neste trabalho sobre as principais características desta fase, principais artistas e obras, bem como o contexto histórico onde está inserida, ainda veremos trechos de obras desta época.

Terceira Geração Modernista

A terceira geração modernista, também conhecida como Geração de 1945, desenvolveu temáticas e estéticas diversas às gerações anteriores. Nas fases precedentes, sobretudo na primeira fase modernista (1922-1930), havia uma grande preocupação em consolidar a Literatura nacional através de elementos que reforçavam a identidade brasileira nas diferentes manifestações artísticas. Os escritores da geração de 45 romperam com esse padrão, apresentando grandes inovações na pesquisa estética e nas formas de expressão literária.

Movimento histórico
                           
O momento em que surge a terceira geração modernista no Brasil, é o período menos conturbado em relação às outras duas gerações, ou seja, é o momento de redemocratização do país, visto que em 1945, termina o Estado Novo (1937-1945) no país, implementado pela ditadura de Getúlio Vargas.
Em nível mundial, o ano de 1945 é também o fim da segunda guerra mundial e do sistema totalitário do Nazismo, entretanto, começa a Guerra Fria (Estados Unidos e União Soviética) e a Corrida Armamentista.

Características

Nenhum comentário:

Postar um comentário