sábado, 26 de novembro de 2016

Os Gregos e a Ética

Durante muitas discussões dos filósofos da Grécia Antiga teve presença em primeiro lugar à moral, ou melhor, à ética e dentro desta à noção de Bem e posteriormente, à dicotomia entre as noções de Physis e Nomos. Pretendemos, com essa investigação inicial, dar a conhecer o campo problemático em que se situa a discussão sobre a relação entre o bem e o prazer, nos séculos V e IV antes da nossa hera, isto é, no início da filosofia.
Para melhor entendermos como se deu todo esse processo, apresentar em linhas gerais o significado de moral e ética e discutir se existe, entre essas duas noções, alguma diferença. Posteriormente, falaremos de como começam as primeiras investigações sobre o comportamento dos indivíduos em sociedade, passando pelas ideias trabalhadas pelos pré-socráticos, os pensadores contemporâneos a Sócrates, e o próprio Sócrates. Bem como, a noção de bem na ética grega, e também a exposição de algumas considerações sobre a ética grega, atualmente denominada de ética do bem.

Moral ou Ética

Para começarmos, temos que entender sobre os significados de moral e de ética, onde o termo moral deriva do latim mos, significa "costume", ao mesmo modo de ética, que se origina do grego ethos. Desta maneira podemos dizer que moral e ética significam a mesma coisa, ou seja, são equivalentes. Isto é verdadeiro pelo menos quando nos referimos à filosofia antiga. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário