sábado, 26 de novembro de 2016

PROVA LINGUA PORTUGUESA (PORTUGUES 1º ANO - ENSINO MÉDIO)

Leia o texto:

Canção do exílio

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em  cismar, sozinho, à noite, Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar -sozinho, à noite -Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,  Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá; Sem qu'inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá. 

De Primeiros cantos (1847)
Gonçalves Dias
1)De acordo com o texto pode-se afirmar que o autor:
a)(      ) Mora na cidade onde nasceu.
b)(      ) Sente saudades de sua terra natal.
c)(      ) Faz elogios ao lugar onde está morando.
d)(      ) Quer morrer no lugar onde está vivendo.

2)No verso, “Não gorjeiam como la” (V. 4), o termo destacado refere-se a:
a)(      ) Palmeiras
b)(      ) Minha terra
c)(      ) Sabiá
d)(      ) Céu

3) (UEPB-PB - adaptada) O texto a seguir foi extraído da capa da revista Veja de 12 de junho de 1995.
"O micreiro de 13 bilhões de dólares Aos 39 anos, o gênio dos computadores Bill Gates vira o homem mais rico do mundo"
Nele, há um neologismo que se caracteriza por ser:

a)(      ) derivação imprópria. 
b)(      ) derivação sufixal.
c)(      ) derivação prefixal e sufixal.
d)(      ) parassíntese.

4)Leia a primeira estrofe de Poética, de Vinícius de Moraes, para responder a questão:
De manhã escureço
De dia tardo
De tarde anoiteço
De noite ardo.
Assinale abaixo a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o processo de formação  das palavras destacadas no primeiro e no terceiro versos.
a)(      ) Derivação sufixal e derivação parassintética.
b)(      ) Derivação parassintética e derivação sufixal.
c)(      ) Derivação regressiva e derivação imprópria.

d)(      ) Derivação sufixal e derivação regressiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário